Contador de visitas

domingo, 29 de março de 2009

RECESSÃO NORTE-AMERICANA

SEÇÃO "DEU NA MÍDIA": jornal Gazeta Mercantil deste final de semana: "Revisão de dados mostra que EUA se contraíram 6,3% no quatro trimestre. A economia dos EUA encolheu a uma taxa anualizada de 6,3% no quatro trimestre do ano passado. A retração, ligeiramente maior do que o estimado anteriormente, levou à maior queda nos lucros corporativos em meio século.
Foi o pior desempenho do Produto Interno Bruto desde 1982. (...). A queda no PIB foi maior que a de 6,2% estimada pelo Departamento de Comércio no mês passado."

SEÇÃO "DESCOMPLICANDO A ECONOMIA": lembramos o que já colocamos aqui, a diferença entre "recessão econômica" (quando, durante 2 trimestres seguidos, há uma redução no PIB), e "menor ritmo de crescimento", que significa aumento do PIB mas em ritmo (percentual) menor do que vinha ocorrendo. Para mais detalhes acessar o link abaixo.

http://economistaivangargur.blogspot.com/2008/12/recesso.html

sexta-feira, 20 de março de 2009

ARROZ PARBOILIZADO

Indo ao mercado todas as semanas fiquei curioso de saber o que significa esse tal de arroz PARBOILIZADO, e ontem conversando com meus alunos de Propaganda e Marketing tocamos de novo no assunto, aí ontem mesmo acessei o site da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que faz parte do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e pegamos a seguinte informação:
"O que é arroz parboilizado?

A palavra parboilizado teve origem na adaptação do termo inglês parboiled, proveniente da aglutinação de partial + boiled, ou seja, "parcialmente fervido".

Não se trata de arroz parafinado, ou colado, como muitos pensam. O processo de parboilização baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, sem qualquer agente químico.

A parboilização é realizada através de três operações básicas:
1. Encharcamento: o arroz em casca é colocado em tanques com água quente por algumas horas. Neste processo, as vitaminas e sais minerais que se encontram na película e germe, penetram no grão à medida que este absorve a água.
2. Gelatinização: Processo Autoclave - o arroz úmido é submetido a uma temperatura mais elevada sob pressão de vapor, ocorrendo uma alteração na estrutura do amido. Nesta etapa, o grão fica mais compacto e as vitaminas e sais minerais são fixados em seu interior.
3. Secagem: O arroz é secado para posterior descascamento, polimento e seleção.
Suas vantagens são:

Rico em vitaminas e sais minerais, devido ao processo de parboilização;
Quando cozido, fica sempre soltinho;
Rende mais na panela;
Requer menos óleo no cozimento;
Pode ser reaquecido diversas vezes, mantendo suas propriedades;
Alto grau de higiene no processo de industrialização;
Conserva-se por mais tempo.

O Brasil detém a tecnologia de parboilização mais avançada do mundo!"

terça-feira, 17 de março de 2009

ECONOMIA BAIANA

SEÇÃO "DEU NA MÍDIA": matéria do Jornal A Tarde de 14.03.09: "O desempenho do comércio varejista surpreendeu positivamente em janeiro e trouxe um pouco de alívio ao final de uma semana de notícias ruins para a economia. As vendas do setor cresceram 1,4% ante dezembro, contrariando as previsões de queda. Na comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 6%. A Bahia registrou um índice de crescimento de 2,8% em janeiro de 2009 em relação ao mesmo mês de 2008. Em comparação com dezembro, houve leve retração de 0,5%, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC/IBGE)".
SEÇÃO "DESCOMPLICANDO A ECONOMIA": entenderam alguma coisa? Que confusão.
a) a matéria cita que "as vendas do setor cresceram 1,4% ante dezembro,...", e "Em comparação com dezembro, houve leve retração de 0,5%,...";
b) também diz a matéria que "...comparação com janeiro do ano passado, houve alta de 6%", e "...Bahia registrou um índice de crescimento de 2,8% em janeiro de 2009 em relação ao mesmo mês de 2008".
Quem não está acostumado com o assunto estranha, fica sem saber se em relação a dezembro/2008 houve um aumento de 1,4% ou uma retração de 0,5%. A mesma coisa, quem não tem experiência com o tema vai ficar sem saber se em relação a janeiro/2008 ocorreu um aumento de 6% ou de 2,8%.
Lendo depois o penúltimo parágrafo da matéria vemos: "O aumento de 6% nas vendas do varejo do País em janeiro ante igual mês de 2008...", agora sim, percebe-se que o crescimento de 1,4% ante dezembro/2008 e de 6% ante janeiro/2008 foi DO PAÍS, enquanto que a retração de 0,5% ante dezembro/2008 e o crescimento de 2,8% ante janeiro/2008 foi DA BAHIA.
Consegui melhorar? Caso continue a confusão escreva que voltaremos ao tema.

"ESTUDAR É PERDER TEMPO"

Ontem fiquei puto da vida quando abri o jornal A Tarde e li, na pág. A4, o título de uma matéria que era assim: "Estudante perde mais sábados para ano letivo" (eu coloquei o negrito). Porra, fiquei indignado ao ver que, para esse jornal, estudar dia de sábado é PERDER o dia, quem sabe para o jornal estudar é PERDER tempo. Aí, como fiquei inconformado, mandei uma mensagem para o Espaço do Leitor. Segue abaixo, na íntegra, meu protesto enviado há poucos minutos:
"Como assinante desse jornal, mas, PRINCIPALMENTE, como professor, quero PROTESTAR, aliás, não só protestar, quero mostrar minha indignação, com o título da matéria que saiu ontem no jornal impresso, pág. A4: "Estudante perde mais sábados para ano letivo". Quer dizer então que na visão do Jornal A Tarde estudar é "perder" tempo? Estudar dia de sábado é PERDER o sábado? Sim, sabemos que alguns alunos se expressam dessa forma quando precisam assistir aulas aos sábados, mas é, no mínimo, estranho, vergonhoso até, que um meio de comunicação adote esse discurso. Me senti ofendido pelo título da matéria, quanto desserviço, que desapego à educação.
Ivan Gargur...9923-4217 / 9989-2076
P.S.: não sou professor do Estado, e onde leciono sempre ministro aulas aos sábados, mas, independe do local onde trabalho, é triste ver o Jornal A Tarde ter esse comportamento (não sei bem o motivo, mas lembrei de um trecho de uma determinada música: "...triste Bahia...")".

quinta-feira, 12 de março de 2009

MAIS OUSADIA, BANCO CENTRAL, MAIS OUSADIA

Na reunião de ontem o COPOM-Comitê de Política Monetária decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa SELIC em 1,5 ponto percentual, ficando agora em 11,25%. Para o conservadorismo do COPOM uma redução de 1,5 até foi alta, mas para o atual momento, com essa retração da economia, esperava-se que a redução fosse maior haja vista a necessidade de aumentarmos o consumo - gerando emprego -, e amenizando os efeitos da crise econômica. A decisão do COPOM foi "sem viés".
A necessidade de dinamizar o consumo tem levado a quase totalidade dos demais países a reduzirem suas taxas de juros para níveis extremamente baixos, conforme podemos ver na coluna de Benjamin Steinbruch publicada no jornal A Tarde de ontem. Mesmo com essa redução de 1,5 ponto percentual o Brasil continua com uma das maiores taxas de juros reais do mundo(taxa nominal - hoje em 11,25% - descontando-se a inflação).

Sobre o "sem viés" leia:

quarta-feira, 11 de março de 2009

RENDA FIXA X RENDA VARIÁVEL

SEÇÃO "DEU NA MÍDIA": matéria da revista Exame de 11/03/09 (edição 938): "RENDA FIXA: a melhor alternativa para quem quer segurança".

SEÇÃO "DESCOMPLICANDO A ECONOMIA": quando se fala em investimento em ativos financeiros é conveniente explicar a diferença entre investimento em RENDA FIXA e investimento em RENDA VARIÁVEL.

RENDA FIXA: já consta o índice que determinará o rendimento do título; previamente o investidor já sabe como será corrigido o investimento que ele fez.
Exemplos:
1. título corrigido pelo dólar,
2. título corrigido pela taxa SELIC (v. link abaixo),
3. caderneta de poupança (correção: Tr-Taxa Referencial* + 0,5% ao mês);

Um título de RENDA FIXA pode ser pré-fixado ou pós-fixado (assunto que será objeto de outra postagem).

RENDA VARIÁVEL: não existe um índice pré-determinado, o rendimento vai depender do resultado da instituição, da empresa, que emitiu o título; ou o resultado vai depender da valorição (ou não) do ativo.
Exemplos:
1. ações, o investidor só receberá algum dinheiro se a empresa que emitiu as ações der lucro, ou seja, vai depender do resultado da empresa (e da política de distribuição de lucros). V., abaixo, links sobre o investimento em ações.
2. investimento em ouro

Sobre a TAXA SELIC:
http://economistaivangargur.blogspot.com/2008/12/selic-e-taxa-selic.html

Sobre investimento em AÇÕES:
http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/01/bolsa-de-valores-iii.html
http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/01/bolsa-de-valores-iv.html

* em outro momento falaremos sobre a TR

domingo, 8 de março de 2009

ADR: outra sopa de letras

SEÇÃO “DEU NA MÍDIA”: Jornal Valor Econômico de 04.03.09, pág. D2: “Confusão leva Petrobras a mudar nome na Argentina. Investidores compravam ADRs da subsidiária argentina pensando que eram da companhia pela denominação parecida. Por Assis Moreira, de Genebra.
A Petrobras vai alterar neste mês o nome de sua subsidiária na Argentina e o registro na Bolsa de Nova York (Nyse) para evitar um tipo de confusão que já causou prejuízos a vários investidores. Oficialmente, a estatal se chama Petróleo Brasileiro. Quem carrega o nome de Petrobras Energia é a subsidiária argentina (...). Houve, assim, casos de investidores que achavam estar comprando American Depositary Receipt (ADR, recibos de ações negociados em Nova York) da matriz brasileira quando, na verdade, adquiriam o papel da subsidiária argentina. O problema ficou patente em 2007, quando alguns investidores não entendiam como seus papéis rendiam tão pouco, enquanto a Petrobras anunciava sucessivas descobertas de poços e valorização. Naquele ano, a ação da matriz brasileira deu retorno de 130% ao investidor, enquanto a subsidiária argentina rendia magros 14%”.

SEÇÃO “DESCOMPLICANDO A ECONOMIA”:
Vocês viram em postagens anteriores o que são Ações de uma Sociedade Anônima. Pois bem:
ADR é um papel (Recibo de ações) emitido e negociado nos Estados Unidos. Emite ADR empresas não sediadas nos EUA. É utilizado para captar recursos no exterior.
Vou tentar explicar o esquema: uma Empresa brasileira (ou de outro país) emite ações (ou compra ações no mercado secundário), deposita essas ações num banco nos Estados Unidos (esse banco será o custodiante, ou seja, terá a custódia, guarda, dessas ações); agora esse banco pode emitir os Recibos (os ADR), relativos a essas ações, e esses ADR passam a ser negociados no mercado norte-americano.
Em resumo: ADR só podem ser emitidos com lastro, esse lastro são as ações da empresa que ficarão custodiadas no banco.
Conforme vemos no Dicionário Financeiro da BOVESPA “investidores podem converter seus ADRs em ações da companhia, e negociá-las no país de origem da companhia”.
O ADR foi criado para possibilitar o acesso ao mercado de capitais norte-americano para empresas estrangeiras.

EXEMPLOS DE CITAÇÃO DE ADR NA IMPRENSA:

“02.03.2006] 00h00m /
Eletrobrás lança ADR em maio
Fernanda Nunes
A Eletrobrás pretende lançar ADRs nível 2 na Bolsa de Nova Iorque na segunda quinzena de maio, informou o presidente da empresa, Aloisio Vasconcelos”
Disponível em: http://www.energiahoje.com/index.php?ver=mat&mid=10361

- x -

“Sábado, 10 de Janeiro de 2009
Estrangeiros correm para comprar ADRs brasileiros
Os bons ventos que tomam conta do mercado de ações local – o Ibovespa registra valorização de 10,57% até o dia 5 de janeiro - também é realidade no universo dos American Depositary Receipts (ADRs) negociados no mercado de Nova York. Se de um lado a Bolsa de Valores de São Paulo perde aplicações de recursos estrangeiros – há sete meses o resultado entre entradas e saídas é deficitário – de outro, os mesmos estrangeiros que aqui estavam e foram embora, correm para cima dos ADRs de empresas nacionais e mercados emergentes latinos, russas e demais mercados emergentes.”
Disponível em: http://bortolin.blogspot.com/2009/01/estrangeiros-correm-para-comprar-adrs.html

- x -

“Belo Horizonte, 08 de Março de 2009
Cemig lança ADR’s em Nova York
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza, amanhã (12), na Bolsa de Valores de Nova York, o lançamento de novas ADR’s (American Depositary Receipts) , lastreadas em ações ON”.
Disponível em:
http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=217&Itemid=74


OBS.: os três níveis de ADR serão apresentados em outro momento.

quarta-feira, 4 de março de 2009

RECOLHIMENTO COMPULSÓRIO II

Ainda em relação ao Recolhimento Compulsório (v. primeira postagem sobre o assunto em:
http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/02/recolhimento-compulsorio-i.html ).
Além dos percentuais de 45%, 20% e 15%, existem as EXIGÊNCIAS ADICIONAIS: o banco deve recolher, ainda, 8% sobre o depósito à visa, 10% sobre a poupança, e 8% sobre o depósito a prazo, mas veja só, se, ao somar o valor desses adicionais, o total for inferior a R$300 milhões, o banco fica dispensado de recolher, e, ultrapassando esse limite, o banco vai recolher sobre a parcela que ultrapassar os R$300 milhões.

Obs.: até pouco tempo atrás o limite para isenção era de R$100 milhões, o governo aumentou para R$300 milhões visando "liberar" mais dinheiro para o Sistema Financeiro.

terça-feira, 3 de março de 2009

ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA: CUIDADO

Começa o acerto com o Leão (a Declaração do Imposto de Renda), e os Bancos, “bonzinhos” como sempre, já foram “à caça”, já estão oferecendo antecipar o que você ACHA que tem direito a receber de volta da Receita Federal (as taxas e o percentual a ser antecipado varia de banco para banco).
Primeiro é preciso lembrar que a Antecipação é um empréstimo que o banco está fazendo, logo, será cobrada taxa de juros, e os especialistas sempre indicam que é vantajoso antecipar o Imposto de Renda caso seja para quitar algum empréstimo com juros superiores ao que o banco vai cobrar pela a antecipação. Exemplo: se tenho uma dívida de cartão de crédito e pago 10% de juros, e posso quitar essa dívida antecipando o Imposto de Renda com juros, vamos supor, de 2,5%, aí vale a pena (estarei trocando uma dívida que cobra 10% de juros por outra com 2,5%).

O CUIDADO: caso você tenha sua restituição retida pela Receita Federal, não importa o motivo (se você cometeu algum erro na declaração, ou outro motivo qualquer), o Banco vai, de qualquer maneira, debitar o empréstimo que concedeu a título de Antecipação; o Banco do Brasil, por exemplo, debita no dia que a Receita faz a restituição ou, caso esta – a restituição - não ocorra, vai debitar no dia 26.02.10, então nesta data você terá de ter todo o montante para cobrir o empréstimo. Já tem banco que “impreterivelmente, até dezembro de 2009” debitará o que foi antecipado, independente da Receita ter feito a restituição do Imposto de Renda, ou não.

ENTÃO: CUIDADO.