Contador de visitas

terça-feira, 25 de agosto de 2009

E SE O ELEVADOR DESPENCAR?

UMA COISA QUE ME DEIXA NTRIGADO HÁ MUITOS ANOS, SOU LEIGO NO ASSUNTO MAS QUERO COLOCAR UMA PREOCUPAÇÃO MINHA: desde jovem que vejo que os elevadores dos edifícios têm, como peso máximo, o correspondente a 70kg (em média) por pessoa; geralmente vemos lá no interior do elevador: “máximo de 6 pessoas ou 420 kg”, ou “máximo de 8 pessoas ou 560 kg”, e por aí vai, então percebe-se que as fabricantes dos elevadores tomam por base a média de 70kg; acontece que tem muitos e muitos anos que observo isso, e, como sabemos, o peso médio do brasileiro tem aumentado. Coincidência: num determinado dia da semana passada, ao usar um elevador, tal questão voltou à minha cabeça e, por coincidência, no dia seguinte vi nos jornais que um elevador do Centro de Convenções teve um problema, ficou parado cerca de 40 minutos; consta na matéria que não havia excesso de passageiros mas, sim, que “os passageiros eram gordinhos”. Aí vem minha curiosidade (lembro, sou totalmente leigo no assunto), é correto que os elevadores continuem considerando que o brasileiro pesa, em média, 70 kg? Com a palavra os fabricantes.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

A CRISE ECONÔMICA ESTÁ “INDO EMBORA”, MAS UM DIA ELA VOLTA (1)

AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS MOSTRAM QUE A CRISE ECONÔMICA, QUE TEVE INÍCIO NO MERCADO HIPOTECÁRIO DOS ESTADOS UNIDOS, ESTÁ “INDO EMBORA”, MAS CLARO QUE AINDA DEMORARÁ MUITO PARA VOLTARMOS AO PERÍODO A.C. (ESPERO QUE OS RELIGIOSOS NÃO SE OFENDAM, MAS PRECISAMOS DIVIDIR AS ÉPOCAS EM A.C. – ANTES DA CRISE -, E D.C. – DEPOIS DA CRISE -; NENHUMA RELAÇÃO COM ANTES DE CRISTO E DEPOIS DE CRISTO). ENTÃO, SAIR DA CRISE NÃO SIGNIFICA UM IMEDIATO RETORNO AO CRESCIMENTO ECONÔMICO DE ANTES, POIS SERÁ UM LENTO, E ÀS VEZES AINDA DOLOROSO, RETORNO. NÃO FOI A “MAROLINHA” QUE O LULA FALOU, MAS FICOU LONGE DE SER O TSUNAMI QUE ALGUNS ESPERAVAM (E TORCIAM PARA QUE ACONTECESSE).

- MAIOR GERAÇÃO DE EMPREGO NO BRASIL
- MAIOR GERAÇÃO DE EMPREGO NA BAHIA
- MELHORIA NO ÍNDICE DE CONFIANÇA DO CONSUMIDOR NORTE-AMERICANO
ETC ETC ETC.

AGORA, EM CENA O IVAN “NOSTRADAMUS” GARGUR: NÃO SABEMOS QUANDO, NEM POR ONDE COMEÇARÁ, MAS NOVAS CRISES ECONÔMICAS TEREMOS, OU DAQUI A 5 ANOS, OU 10 OU 15, NINGUÉM SABE, MAS QUE VOLTARÁ NÃO TEMOS DÚVIDA. POR ENQUANTO O DISCURSO É MAIOR INTERVENÇÃO DO ESTADO, MAIOR REGULAMENTAÇÃO, MAS, FUTURAMENTE, “TUDO ESQUECIDO”, A USURA E GANÂNCIA PREVALECERÃO E RETORNA O CULTO AO LIBERALISMO, RETORNA A “AVERSÃO” AO ESTADO (QUE SÓ SERVE NA HORA DE BOTAR O DINHEIRO DO CONTRIBUINTE PARA COBRIR AS PERDAS).

RETORNAREMOS A ESSE TEMA EM OUTRO MOMENTO.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

DUAS BOAS E UMA RUIM

A BOA NOTÍCIA DE HOJE É QUE, APESAR DA CRISE ECONÔMICA, AS MULTINACIONAIS BRASILEIRAS ESTÃO AUMENTANDO A PRESENÇA NO EXTERIOR, E A TENDÊNCIA É QUE MAIS EMPRESAS BRASILEIRAS SE INTERNACIONALIZEM (INCLUSIVE COMPRANDO EMPRESAS NO EXTERIOR).

A MÁ NOTÍCIA DE HOJE É O AUMENTO O BOTIJÃO DE GÁS, AUMENTO QUE PODE CHEGAR A 6,06%, OU SEJA, VAI PESAR MAIS NO BOLSO DO CONSUMIDOR. E AINDA TEM GENTE QUE VAI ESQUENTAR ÁGUA PARA TOMAR BANHO QUENTE, A ÁGUA FERVE, A PESSOA APAGA O FOGO DO FOGÃO E ESQUECE LÁ, DEIXA A ÁGUA ESFRIAR E, NA HORA DO BANHO, TEM DE ESQUENTAR A ÁGUA DE NOVO (É NÃO TER PENA DO PRÓPRIO BOLSO).

A OUTRA BOA NOTÍCIA DE HOJE É QUE A DESIGUALDADE NO BRASIL DIMINUIU, HOUVE UM RECUO NO ÍNDICE DE GINI (QUE MEDE A DESIGUALDADE). É, AGORA PEGUEI PESADO NO ECONOMÊS. HOJE AINDA, EM OUTRO HORÁRIO, COLOCO UMA POSTAGEM FALANDO SOBRE ESSE ÍNDICE.

A NOTÍCIA MEDIANA: APESAR DO PRIMEIRO SEMESTRE DE DESTE ANO TER SIDO O PIOR DA HISTÓRIA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA, EM DECORRÊNCIA DA CRISE MUNDIAL, OS ÚLTIMOS DADOS MOSTRAM UMA MELHORA NOS NÚMEROS, RESULTADO, PRINCIPALMENTE, DO INCENTIVO AO MERCADO INTERNO E A DESONERAÇÃO TRIBUTÁRIA (ISENÇÃO OU REDUÇÃO DE IMPOSTOS).

terça-feira, 4 de agosto de 2009

ANTECIPAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

Na semana passada o Jornal A Tarde publicou uma matéria sobre a Antecipação do Imposto de Renda, e por isso lembro da postagem de 03 de março deste ano: realmente, antecipar a Restituição do Imposto de Renda visando quitar uma dívida com taxa de juros maior vale a pena; vamos supor que na operação de Antecipação do I.R. o banco cobre 2,0%, se com esse dinheiro eu posso quitar uma dívida de cartão de crédito, ou cheque especial (de juros entre 8 a 11%), claro que é uma vantagem. Mas, lembrem, o banco vai debitar o valor total no prazo acertado, que pode ser dezembro/2009, por exemplo (depende do banco). Então, se por algum motivo você não receber a restituição nesse período - por algum motivo, como erro na declaração, cair na "malha fina", etc - você terá de ter esse dinheiro na conta para não "estourar" seu saldo, ou seja, justamente no final do ano, quando nossas despesas aumentam, você pode "quebrar".

domingo, 2 de agosto de 2009

VOLTANDO AO BLOG

PEÇO DESCULPAS PELA DEMORA. A PARTIR DE AMANHÃ VOLTAREMOS A POSTAR NOVAS MENSAGENS E AGRADEÇO AS VISITAS AO BLOG, MESMO TENDO FICADO UM BOM TEMPO SEM NOVAS POSTAGENS. TORÇO TAMBÉM PARA QUE TENHAMOS UMA MAIOR INTERAÇÃO POIS O OBJETIVO MAIOR (MAS NÃO ÚNICO) DO BLOG NÃO É QUE EU ESCOLHA O QUE DEVE SER PUBLICADO AQUI, MAS, SIM, QUE OS LEITORES MANDEM DÚVIDAS E QUESTIONAMENTOS SOBRE ASSUNTOS DE ECONOMIA QUE ESCUTARAM, OU LERAM, E NÃO FICOU MUITO CLARO. E VAMOS AO TRABALHO.