Contador de visitas

domingo, 4 de abril de 2010

IPO (outra sopa de letras)

Tem saído uma série de matérias na imprensa sobre IPO de diversas empresas. É a PETROBRAS que vai fazer um IPO para capitalizar a empresa visando a exploração do pré-sal. É a TAM fazendo o IPO de uma empresa do seu grupo, a Multiplus.

No site do UOL Economia lemos, no dia 30.03:

"SÃO PAULO (Reuters) - A Ecorodovias, concessionária de estradas, precificou a ação em sua oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) a 9,50 reais. O giro financeiro da operação totaliza 1,37 bilhão de reais, incluindo as novas ações e aquelas que estão sendo vendidas por sócios.
Os coordenadores da operação estimavam preço por ação entre 9 e 12 reais. Ainda que o valor tenha ficado perto do piso da faixa projetada, trata-se do primeiro IPO do Brasil em 2010 em que a oferta é colocada dentro do intervalo sugerido no prospecto preliminar.
Os quatro IPOs anteriores neste ano --Aliansce, Multiplus, BR Properties e OSX-- saíram com preço por ação inferior ao originalmente projetado".

IPO, sigla em inglês de Initial Public Offering (abertura de capital, ou seja, oferta inicial de ações), foi tratada em nossas postagens sobre Bolsa de Valores de janeiro do 2009, em especial na postagem de 22.01.