Contador de visitas

domingo, 20 de novembro de 2011

Relação entre PIB e FBCF

O PIB-Produto Interno Bruto* representa a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa região dentro de um determinado período de tempo. É calculado sob três óticas: ótica da produção, da renda, da despesa. Sob a ótica da despesa o cálculo é da seguinte forma:


PIB = C + I + G + (X – M), onde:
C = Consumo das Famílias (consumo privado)
I = Investimento (soma da Formação Bruta de Capital Fixo mais a Variação de Estoques)
G = Consumo do Governo (consumo público)
X = Bens exportados
M = Bens Importados.

Vamos tratar da relação entre PIB e FBCF**, que significa o investimento em máquinas, equipamentos, material de construção, etc. Alguns fatores estimulam esse investimento, em especial: boas perspectivas da economia, redução da taxa de juros, incentivo governamental (como redução da tributação para compra de máquinas). Por outro lado, vemos que para que a economia de um país cresça a taxas mais elevadas é necessário que a FBCF tenha uma participação relativa crescente, mas é preciso observar que nos últimos anos o crescimento do Brasil foi decorrente não só do aumento da FBCF como, também, de um maior consumo das famílias, ou seja, existe uma relação de interdependência entre esses fatores.

Exemplos:
1) se o consumo das famílias aumenta os empresários vão ter interesse em aumentar a capacidade produtiva - oferta de bens e serviços -, elevando a FBCF, que, por outro lado, significa gerar mais emprego (logo, mais consumo), “tudo” isso levando a um aumento do PIB;
2) um aumento do PIB decorrente de uma elevação do consumo, gerando melhores perspectivas da economia, também incentiva mais investimento na capacidade produtiva (mais aumento da FBCF);
3) Se invertermos, agora, o nosso olhar, verificamos que uma maior FBCF permite atender a um aumento do consumo, na medida em que mais bens e serviços serão produzidos, e, em conseqüência, pode evitar a inflação de demanda** (aumento da demanda agregada em relação à oferta agregada).

* http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/01/pib-produto-interno-bruto.html
** http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=5178040478652576462&postID=6708325133775173228

Um comentário: