Contador de visitas

domingo, 11 de janeiro de 2009

BOLSA DE VALORES II

A origem das Bolsas de Valores é duvidosa, não se tem convicção se surgiram na Roma Antiga ou na Grécia Antiga, mas uma coisa é certa, a Bolsa, nos primórdios, não tinha a característica que tem hoje, de compra e venda de ações, o objetivo era a negociação de moedas e metais preciosos.
O termo “Bolsa” surge em Bruges, na Bélgica:
“A palavra Bolsa, no seu sentido comercial e financeiro, nasceu em Bruges, cidade lacustre da Bélgica, capital de Flandres, pertencente à Liga Hanseática, onde se realizavam assembléias de comerciantes na casa de um senhor chamado Van der Burse, em cuja fachada havia um escudo com três bolsas, brasão d’armas do proprietário” (Disponível em: http://www.multitexto.com.br/Mercado.asp?Param=Topo1&ID=141).
Em 1141 Luis VII implanta a Bourse de Paris, na França, sendo que no Brasil a Bolsa vai surgir em 1845 com o Imperador do Brasil, Dom Pedro II:
“A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi a primeira bolsa a ser fundada no Brasil. Antes do início formal de suas operações, em 1845, os negócios – com produtos como fretes de navio e mercadorias de importação e exportação – eram realizados em uma espécie de pregão ao ar livre e os corretores eram chamados zangões. A atividade ganhou grande impulso a partir da vinda da família real para o Brasil, o que levou às primeiras tentativas de organização do mercado. Surgiu aí o conceito de Praça de Comércio, algo bem parecido com a noção de pregão organizado” (Disponível em: http://www.bvrj.com.br/pages/historia/historia.asp).
Vemos, então, que o surgimento das Bolsas teve como finalidade, inicialmente, a negociação de mercadorias, moedas, metais preciosos, e não os títulos (ações) como é hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário