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quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

INFLAÇÃO DE OFERTA II

SEÇÃO “DEU NA MÍDIA”: ainda sobre inflação de oferta, tratada na postagem anterior, http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/01/inflao-de-oferta.html , vejamos o que saiu no jornal Folha de São Paulo de ontem, pág. B4, sobre aumento nos custos de produção:
"O querosene de aviação acumulou queda de 3,71% em 2008. Segundo o Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias), trata-se do primeiro recuo nos últimos quatro anos. Amanhã, o combustível terá nova redução de preço, de 16,76%. Apesar disso, o sindicato afirma que, no curto prazo, o consumidor não será beneficiado com passagens mais baratas. De acordo com o Snea, a alta do dólar no segundo semestre eliminou os efeitos positivos da queda do preço do petróleo.
De janeiro a julho, o preço do querosene de aviação acumulou alta de 35,32%. O combustível representa 30% dos custos de uma companhia aérea.
Afetadas pela alta do petróleo no primeiro semestre, as companhias aplicaram reajustes, principalmente nas rotas mais procuradas por viajantes a negócios, como a ponte aérea Rio-São Paulo”.

SEÇÃO “DESCOMPLICANDO A ECONOMIA”:
1. Inicialmente é importante perceber o peso que tem o combustível* nos custos de uma companhia aérea, 30%, ou seja, somados todos os itens que compõem os CUSTOS DE PRODUÇÃO, o combustível representa quase um terço;
2. No primeiro semestre do ano passado, enquanto o dólar ainda estava baixo (lembrem, em 30.06.08 valia R$1,59), o que pesava era o valor do petróleo: no final de 2007 o barril do petróleo valia em torno de 95 dólares e no início de julho/08 estava em 147 dólares;
Depois a situação inverteu, se o preço do barril do petróleo vem recuando, apesar dos “catastróficos” terem previsto que o barril chegaria logo logo a 200 dólares, no final de 2008 estava em cerca de 35 dólares; isso facilitaria uma possível redução no preço das passagens aéreas, mas aí entra uma outra variável, é que o valor desse dólar, como já vimos, aumentou durante todo o segundo semestre do ano passado: ontem estava valendo R$2,33.

FINALIZANDO - tivemos então movimentos em sentidos contrários:
1º semestre: dólar barato mas o petróleo fica mais caro
2º semestre: petróleo fica mais barato mas dólar fica mais caro.
*NOTA: os combustíveis de aviação, tanto o Querosene de Aviação/QAV-1 (utilizado em aviões modernos com motores à turbina), como a Gasolina de Aviação/GAV (para motores de combustão interna e é destinada a aviões de pequeno porte que possuem motores com ignição por centelha.), são, entre tantos outros, subprodutos do petróleo. Fonte:

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