Contador de visitas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

PROJETO FX-2

SEÇÃO “DEU NA MÍDIA”: revista IstoÉ Dinheiro 588, de 14.01.09, pág. 10: AVIAÇÃO. OS FINALISTAS DA CONCORRÊNCIA DA FAB. A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou os três finalistas do processo de escolha do novo avião de combate que vai patrulhar o espaço aéreo brasileiro. Boeing (Estados Unidos), Saab (Suécia) e Dassault (França) foram as empresas que superaram a primeira base seletiva. Batizado de FX-2, o projeto está estimado em mais de US$ 2 bilhões para a compra de 36 aeronaves. Segundo a FAB, o nome do vencedor será apresentado até o final de março. Observe a seguir as principais características das aeronaves selecionadas pelo governo brasileiro.

AVIÃO RAFALE-C
FABRICANTE: Dassault (França)
VELOCIDADE 2.124 km/h
CARGA BÉLICA: 1 canhão de 30 mm e 6 toneladas de bombas e mísseis
PRINCIPAL VANTAGEM: melhor desempenho em combate
PREÇO: US$ 88 milhões

AVIÃO F-18 E/F
FABRICANTE: Boeing (Estados Unidos)
VELOCIDADE: 2.160 km/h
CARGA BÉLICA: 1 canhão de 8 mm e 8 toneladas de bombas e mísseis
PRINCIPAL VANTAGEM: radar mais avançado que o dos concorrentes
PREÇO: US$ 55 milhões

AVIÃO GRIPEN NG
FABRICANTE: Saab (Suécia)
VELOCIDADE: 2.410 KM/H
CARGA BÉLICA: 1 canhão de 27 mm e 6 toneladas de bombas e mísseis
PRINCIPAL VANTAGEM: oferece ampla transferência tecnológica
PREÇO: US$ 76 milhões

SEÇÃO “DESCOMPLICANDO A ECONOMIA”:
o projeto FX-2 visa reequipar e modernizar a Aviação de Caça da FAB. A idéia é que esses “caças múltiploemprego” comecem a ser entregues a partir de 2014 e tenham vida útil de 30 anos. Se olharmos só a questão de preço (que é uma variável importante mas não pode ser a única), a proposta mais vantajosa seria a da empresa norte-americana Boeing (avião F-18 E/F), mas tem um quesito fundamental na proposta da sueca Saab (avião GRIPEN NG), que é a transferência tecnológica, ponto fundamental para o desenvolvimento e a capacitação tecnológica. Além disso, fomos lá no site http://www.defesabr.com/Fab/fab_novofx.htm , e ali consta uma outra comparação entre os 3 aviões. Percebemos nesse site que, apesar da menor carga bélica, “... o Gripen New Generation é menor e mais leve, facilitando a atividade logística e também viabilizando o emprego em estradas e pistas curtas e mais rudimentares, de até 800 m. Reconhecidamente, possui o menor custo por hora de vôo (US$ 4 mil contra US$ 14 mil dos demais) (...) é mais fácil e rápido de ser recarregado, em apenas 10 min com 5 homens (...), o Gripen é um monomotor contra dois bimotores, tendo a mesma velocidade do Rafale e superando o F/A-18 (...). Nos quesitos Alcance e Raio de Ação, o Gripen deixa de ser inferior e sua nova versão NG supera os outros dois concorrentes”.

Não sou conhecedor de aviação, em especial aviação militar (me pauto pela leitura na mídia e em alguns sites da área), mas pelas informações disponíveis fica parecendo que a melhor proposta é a da empresa sueca Saab, isso, claro, se ficar garantida, realmente, a “ampla transferência tecnológica”, até pelo fato de que boa parte dos componentes do Gripen é de origem norte-americana, e os EUA são, tradicionalmente, resistentes à transferência de tecnologia.

Uma outra questão a considerar é que, na visita que o presidente francês Nicolas Sarkozy fez ao Brasil em dezembro/2008, foram tomadas iniciativas para que a França incremente a parceria militar com o Brasil.

Leiam mais em:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php
http://www.defesabr.com/Fab/fab_novofx.htm
https://www.defesa.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário