Contador de visitas

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

BOLSA DE VALORES III

Uma SOCIEDADE ANÔNIMA DE CAPITAL ABERTO precisa ser registrada na CVM-Comissão de Valores Mobiliários, que é o órgão regulador e fiscalizador do Mercado de Capitais. Uma empresa vende ações ao público para se capitalizar, levantar fundos (dinheiro), sem precisar recorrer a empréstimo bancário. Esse é o mercado primário: quando uma empresa vende ações “novas”, faz lançamento de ações no mercado (é o chamado IPO – sigla em inglês para oferta pública de ações -). EXEMPLO: vamos supor que a PETROBRAS faça o lançamento, na próxima semana, de ações novas, e eu compre um lote dessas ações (quem vai receber meu dinheiro é a PETROBRAS, e eu passo a ser proprietário de um “pedaço” da PETROBRAS, passo a ser detentor de uma parcela do capital da PETROBRAS – correspondente à cota que eu comprei -), esse é o mercado primário; vamos considerar, agora, que daqui a 3 meses eu pegue esse lote de ações que comprei da PETROBRAS e venda para uma outra pessoa, agora já estamos no mercado secundário, a pessoa vai me pagar e eu passarei para essa pessoa o lote de ações, neste caso a PETROBRAS não está recebendo dinheiro algum, por isso, mercado secundário. Ah, sim, e quando eu vendi essas ações isso aconteceu aonde mesmo? Na Bolsa de Valores (no caso do Brasil, na BOVESPA-Bolsa de Valores de São Paulo), que é o local apropriado para se negociar ações no mercado secundário.
E qual o motivo que me levou a investir na PETROBRAS? Como disse, a partir do momento que comprei ações dessa Empresa passei a ser dono de um pedaço dela, então, tenho direito a parte dos lucros e dos dividendos que ela gerar quando terminar o exercício (estou confiante que ela vai dar lucro); claro, então, que se a empresa não der lucro naquele período (exercício) não terei direito a receber lucro, óbvio. Então essa é a única maneira de ganhar dinheiro investindo em ações: esperar que a Companhia dê lucro e distribua parte desse lucro (proporcional à quantidade de ações que eu tenho) para mim. Não. Vamos lembrar lá em cima, eu comprei ações da PETROBRAS e 3 meses depois as revendi, vamos supor que comprei uma ação valendo R$20,00, e revendi por R$25,00, estarei ganhando R$5,00 por cada ação que revendi. Em resumo, posso ganhar dinheiro com ações: 1. Recebendo parte dos lucros e dividendos; 2. Revendendo as ações por um valor maior do que eu comprei.
Então, vou pegar as ações que tenho da PETROBRAS (apenas um exemplo) e vou lá na BOVESPA vender elas, e lá mesmo vou aproveitar para comprar ações do Banco do Brasil (também exemplo). Não posso fazer isso não: para toda essa negociação é necessário eu me cadastrar numa Corretora credenciada (no site da BOVESPA – abaixo -) consta a relação com todas as Corretoras.

Leia outras postagens sobre Bolsa de Valores:
http://economistaivangargur.blogspot.com/2008/12/bolsa-de-valores.html
http://economistaivangargur.blogspot.com/2009/01/bolsa-de-valores-ii.html

Quer saber mais? Acesse:
http://www.bovespa.com.br/Principal.asp
http://www.cvm.gov.br/

OBSERVAÇÕES:
A) Outro dia falamos mais sobre a Bolsa;
B) Citei PETROBRAS E BANCO DO BRASIL apenas COMO EXEMPLO, poderia ter citado outras companhias, não vai aqui nenhuma recomendação de compra de ações dessas Empresas, o blog NÃO funciona como consultor financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário