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segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

EBITDA ou LAJIDA (entendeu alguma coisa?)

EBITDA - Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, a sigla em português é LAJIDA Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. É um indicador financeiro para analisar a situação de uma Empresa; bastante utilizado pelos analistas, em especial os que trabalham no mercado de capitais. O EBITDA mostra o resultado operacional da Empresa, ou seja, diz respeito à atividade mesmo da Empresa, não leva em conta, por exemplo, despesas e receitas financeiras (exemplo: não considera possíveis juros que a Empresa recebeu no mercado financeiro). Então, aí sim é possível analisar se a Empresa é competitiva naquilo que faz, pois mede com mais precisão a produtividade e a eficiência do negócio. Permite mensurar o desempenho da atividade fim do negócio e o quanto essa atividade fim gerou de recursos para a Empresa.

NÍVEL EBITDA – quando se fala que uma Empresa tem um EBITDA, vamos supor, de 30% do faturamento, significa que, cada um real que ela faturou (vendendo produtos ou prestando serviços) gerou 30 centavos para o caixa da Empresa.
É um indicador importante para comparar o desempenho da Empresa com a concorrência e, também, a possibilidade de inserção no mercado internacional (lembrem que outros países têm impostos diferentes e regras de depreciação diferentes), então o EBITDA – que não leva em consideração esses itens – vai permitir que a Empresa compare seu desempenho OPERACIONAL com outras em outros países.
Lembram que alguns anos atrás, quando a inflação era altíssima e aplicar dinheiro em banco dava um alto retorno, muitas empresas eram, “aparentemente” lucrativas mas, na realidade, as operações dela eram deficitárias, o que encobria isso era o juro auferido nas aplicações financeiras, quando veio o Plano Real e “jogou” a inflação lá para baixo o que ocorreu? O retorno dessas aplicações financeiras “despencou” e apareceu a real situação dessas Empresas, e diversas quebraram (não procuraram ser competitivas no SEU NEGÓCIO, ganhavam dinheiro apenas no mercado financeiro).


ATENÇÃO 1: não existe consenso sobre a qualidade desse indicador, o EBITDA, mas uma coisa é certa, a análise bem feita de uma empresa DEVE envolver a análise de vários indicadores, e não apenas de um só indicador.


Se você quer saber mais sobre o EBITDA e tem algum conhecimento sobre Contabilidade acesse http://www.guiacontabil.hpg.com.br/ebtida.pdf . Foi desse site que tiramos o exemplo de como se calcular o EBITDA:

D.R.E. – Demonstração do Resultado do Exercício:
Vendas da Empresa 1.800.000,00
- CMV – Custo das Mercadorias Vendidas* 1.080.000,00
= Lucro Bruto 720.000,00
- Despesas Operacionais (com Vendas e Administrativas) 396.000,00
= EBITDA 324.000,00
- Depreciação 130.000,00
- Despesas Financeiras 79.200,00
+ Receitas Financeiras 3.600,00
= Lucro Líquido antes do IRPJ** e da CSLL** 118.400,00
- IRPJ e CSLL 37.900,00
= LLE – Lucro Líquido do Exercício 80.500,00

ATENÇÃO 2: notaram que para o cálculo do EBITDA só foi considerado o que diz respeito à parte operacional da Empresa? Observem que depreciação, Impostos, receitas e despesas financeiras, tudo isso só “apareceu” depois do EBITDA.

*CMV de uma Empresa para um determinado período = Estoque Inicial de mercadorias + Compras de mercadorias no período - Estoque Final de mercadorias (inventário)
**Imposto de Renda Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

- x -

1. EBITDA NA IMPRENSA:
“A receita líquida da Petrobras atingiu R$ 67,46 bilhões no terceiro trimestre, alta de 52% em comparação ao mesmo período de 2007. No ano, a receita apresenta um aumento de 35%, para R$ 168,921 bilhões. A geração de caixa medida pelo EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortizações, na sigla em inglês) da Petrobras somou R$ 15,68 bilhões, alta de 20% ante o terceiro trimestre de 2007. No acumulado do ano, o EBITDA aumentou 24%, atingindo R$ 47,686 bilhões”. (o negrito foi nosso)
(http://www.estadao.com.br/economia/not_eco276089,0.htm)

“A Embraer registrou lucro líquido de R$ 656,972 milhões em 2007. A geração de caixa medida pelo EBITDA (lucro antes de despesas financeiras, impostos, depreciação e amortizações) caiu 6,6%, para R$ 889,1 milhões no ano passado. A margem EBITDA recuou de 11,5% em 2006 para 8,9% em 2007”. (o negrito foi nosso)
(http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/03/14/lucro_da_embraer_cresce_56_em_2007_para_r_657_mi_1229196.html)

2. EBITDA NO RELATÓRIO ANUAL DAS EMPRESAS:
No site da COELBA localizamos os indicadores econômico-financeiros da Empresa (coloquei apenas alguns indicadores a título de curiosidade, mas o importante aqui é o EBITDA):
2004 2005 2006
Receita Operacional Bruta (R$ mil) 2.925.452 3.847.344 4.011.724
Receita Operacional Líquida (R$ mil) 2.065.672 2.702.117 2.734.343
Lucro Líquido (R$ mil) 344.163 581.445 540.559
EBITDA (R$ mil) 651.787 1.133 .696 1.037.449

- X-

OBSERVAÇÃO:

Em outro momento falaremos sobre:

Depreciaçao.

Despesas .

2 comentários:

  1. Aparentemente o governo esta "bonzinho" mesmo!
    Agora eu quero saber de você Ivan uma coisa. Minha família esta pensando em comprar um carro. É uma boa hora pra financiar ou não?

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  2. Que situação você me colocou, quer que sua família brigue comigo, é? RSRS. Olha, no jornal A Tarde de hoje, pág. B5, tem uma matéria dizendo que na Bahia as vendas de carros aumentaram em 30% por causa da redução do I.P.I., principalmente do 1.0 (que tiveram uma redução maior de imposto). Olha, se você já pergunta se é uma "boa hora pra financiar" eu entendo que vocês não têm condições de adquirir a vista (o que seria o ideal), e se vocês estão precisando do automóvel para AGORA eu sugeriria que comprasse sim. Alguém pode dizer que existe uma grande possibilidade do COPOM (v. postagem de 11.12) reduzir a SELIC (v. postagem de 13.12) na reunião do mês de janeiro/09 (e existe mesmo), mas, conhecendo o conservadorismo do COPOM sabemos que essa redução (se ocorrer) será pequena, e sabemos também que redução da taxa de juros demora um bom tempo para ter reflexo na economia real, ou seja, o impacto no sistema financeiro demorará alguns meses (falando em português: mesmo que ocorra uma redução na taxa SELIC em janeiro isso demorará alguns meses para provocar redução nos juros cobrados pelos bancos). Também nessa matéria do jornal consta que a FEDERAÇÃO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES vai solicitar ao Governador Jacques Wagner uma redução de impostos estaduais, caso o governador aceite poderá provocar uma outra redução no preço dos automóveis, então se a compra do carro não for “para ontem”, não for uma emergência, que tal aguardar alguns dias para sabermos a resposta do governo estadual?

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