Contador de visitas

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

ESSE TAL DE IMPOSTO

SEÇÃO "DEU NA MÍDIA": No jornal de Esportes do jornal A Tarde do último sábado, 29.11.08, tem, na pág. 6, uma matéria intitulada "Um leão indesejável...", referente às despesas que um clube de futebol (no caso, o Esporte Clube Vitória), tem durante uma partida. No corpo da matéria consta que de todo o faturamento do Vitória nas bilheterias do Barradão, durante o campeonato brasileiro, uma grande parte, mais especificamente R$1.439.303,94, não ficou com o clube mas, sim, com o Leão do Imposto de Renda, pois diz respeito aos impostos. Primeiro quero comentar que a figura do Leão simboliza apenas um tipo de Imposto, no caso, o Imposto de Renda que é arrecadado pela Receita Federal, a imprensa quando trata de outros impostos (I.P.I.-Imposto sobre Produtos Industrializados, ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, etc etc) não faz alusão ao Leão da Receita Federal. Segundo, e muito mais grave ainda, é que o autor da matéria, ao listar os 18 supostos impostos pagos pelo clube, incluiu:
- aluguel de campo (com o Vitória isso nem vem ao caso, pois o clube é o proprietário do Barradão, mas mesmo que se tratasse, realmente, de "aluguel de campo", claro que esse quesito não é um imposto);
- pagamento do quadro móvel (FBF-Federação Bahiana de Futebol): funcionários da FBF que trabalharam no dia do jogo;
- pagamento do anti-doping;
- pagamento da arbitragem, auxiliares, reservas e outros;
- seguro para os árbitros;
- quadro móvel do clube;
- FBF ingressos (confecção dos ingressos).
- etc etc.
Não precisa ser expert em economia para perceber que esses quesitos dizem respeito a despesas diversas, e não são impostos, como consta no título e no corpo da matéria.
SEÇÃO "DESCOMPLICANDO A ECONOMIA": sempre estamos a repetir que "pagamos muitos impostos ao governo", tudo bem que de uma forma ou outra é dinheiro que sai dos nossos bolsos, mas vamos tentar arrumar essa confusão: o que pagamos, sob as diversas denominações, são TRIBUTOS:
- TRIBUTOS: formam a receita da União, Estados e municípios; os TRIBUTOS se dividem em:
a) imposto (Imposto sobre Produtos Industrializados, por exemplo);
b) contribuição (para o INSS, por exemplo):
c) taxa (de lixo urbano, por exemplo);
d) empréstimo compulsório: o governo pode criar em situações de emergência (em 1986 o governo de José Sarney criou um empréstimo compulsório, que podia chegar a 30%, sobre o valor de aquisição de automóvel, e também sobre consumo de gasolina e álcool).

7 comentários:

  1. Eu aprendi!
    De agora em diante eu digo que pago vários ttributo... inclusive impostos.
    Parabéns pelo blog. Está ótimo!
    Claro e objetivo como deve ser.

    ResponderExcluir
  2. Juliana Geambastiani, confesso que estava com preguiça de começar (além também de vários outros afazeres), mas, além do incentivo de vários alunos (você principalmente), e de vários professores (prof. André Holanda, principalmente), quando li a matéria no Jornal decidi: não posso mais adiar o blog. Grato pelo incentivo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!

    Oi professor! o blog está muito legal, realmente muito claro e objetivo,sem falar nos temas dos artigos bem diferente! como este:"esse tal de imposto" prendi a atenção do leitor...
    mais uma vez parabéns

    Tizza Maria(aff)rsrs

    ResponderExcluir
  4. Grato, Tizza Maria, se gostou então divulge. A idéia é, justamente, quando lerem ou escutarem algo em economia que não ficou claro, mandem mensagens que tentarei "decifrar".

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Profº Parabéns pela iniciativa. Adorei o blog, explicativo e rico em informações, pois nele constam dicas de grande valia para tomadas de decisões. Sucesso é o que te desejo.

    Um abraço.

    Darcy

    ResponderExcluir
  7. Grato, Darcy, aguardo sugestões de temas.

    ResponderExcluir