Contador de visitas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

DEFLAÇÃO EM DEZEMBRO

SEÇÃO “DEU NA MÍDIA”: “FGV: inflação pelo IGP-M em 2008 é a maior em 4 anos
A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou deflação em dezembro, o que ajudou a reduzir, mas não evitou, a alta apresentada pelo indicador em 2008. Segundo dados divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o IGP-M caiu 0,13% este mês, ante aumento de 0,38% no mês anterior. No ano, a inflação pelo IGP-M subiu 9,81%, o que representa a maior taxa desde 2004, quando o índice subiu 12,41%. Em 2007, o IGP-M teve elevação de 7,75%.
O período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de dezembro foi do dia 21 de novembro a 20 de dezembro.”:
(http://noticias.br.msn.com/economia/artigo.aspx?cp-documentid=16341148) .

SEÇÃO “DESCOMPLICANDO A ECONOMIA”: prometo em outra oportunidade falarei sobre INFLAÇÃO e os diversos ÍNDICES QUE CALCULAM A INFLAÇÃO, mas hoje vamos discutir o IGP-M, por causa dessa nota que está na internet hoje. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), calculado pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, é uma média ponderada de três outros índices, explico:
o Índice de Preços por Atacado (IPA) tem peso de 60% no IGP-M, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) tem peso de 30% no IGP-M, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) tem peso de 10% no IGP-M. Complicou? Vou fazer uma analogia para tentar clarear:

quando uma pessoa faz vestibular para Direito, por exemplo, a prova de História tem peso maior do que a de Química; quando uma outra pessoa faz vestibular para Engenharia a prova que tem maior peso é a de Matemática, e por aí vai; então é dessa forma que a FGV calcula o IGP-M, ou seja, o IGP-M é composto por outros três índices, IPA, IPC e INCC, mas cada um desses três índices entra no cálculo do IGP-M com um peso distinto, e tem mais um detalhe:

- o IPA calcula variação de preço de 431 produtos no atacado, ou seja, sem relação direta com o consumidor final;
- o IPC calcula variação de preço de cerca de 388 produtos no eixo Rio-São Paulo;
- e o INCC calcula variação de preço do material de construção e da mão-de-obra, sendo que representa a média do ICC-Índice da Construção Civil de 12 municípios.

Você está vendo na nota que saiu na mídia que “o período de coleta de preços para cálculo do IGP-M de dezembro foi do dia 21 de novembro a 20 de dezembro”. O IGP-M é sempre assim, a aferição dos preços é entre o dia 21 do chamado mês anterior e o dia 20 do mês de referência (no presente caso, dezembro).

Pegamos agora no site http://www.coreconsp.org.br/ a variação do IGP-M durante todo este ano:
DEZEMBRO - 0,13%
NOVEMBRO + 0,38%
OUTUBRO + 0,98%
SETEMBRO + 0,11%
AGOSTO - 0,32%
JULHO + 1,76%
JUNHO + 1,98%
MAIO + 1,61%
ABRIL + 0,69%
MARÇO + 0,74%
FEVEREIRO + 0,53%
JANEIRO + 1,09%

Observem que no mês de agosto último e agora em dezembro o sinal foi negativo, o que representa que não ocorreu INFLAÇÃO (“aumento contínuo e generalizado dos preços”, mas isso é assunto para outra postagem), mas, sim, DEFLAÇÃO. A DEFLAÇÃO é chamada de “inflação negativa”, ou o “oposto da inflação”: DEFLAÇÃO É A QUEDA GENERALIZADA DOS PREÇOS. É, gente, no cômputo geral os preços regrediram neste mês; mas aí você pode estranhar: "poxa, tal produto ficou mais caro e os economistas dizem que houve deflação, que zorra é essa?" Lembre o que escrevemos acima, não são TODOS OS PRODUTOS que entram no cálculo da inflação. Para a deflação em dezembro alguns produtos tiveram ALTA DE PREÇO e outros REDUÇÃO NO PREÇO, exemplos de produtos que maiores contribuíram (informações constantes em http://www.fgv.br/dgd/asp/index.asp ) :

TOMATE (entra no IPC): alta de 64,80%
CACAU (entra no IPA): alta de 17,03%
TINTA A BASE DE PVA (entra no INCC): alta de 2,09%
LIMÃO (entra no IPC): redução de 28,78%
NAFTA PARA PETROQUÍMICA (entra no IPA): redução de 28,82%
CONDUTORES ELÉTRICOS/FIOS E CABOS (entram no INCC): redução de 6,43%

NOTA: conforme pode ser visto na SEÇÃO "DEU NA MÍDIA", mesmo com deflação em agosto e em dezembroo ano de 2008 "fecha" com uma inflação de 9,81%.
QUER SABER MAIS SOBRE IGP-M E A DEFLAÇÃO EM DEZEMBRO, ACESSE
http://www.fgv.br/dgd/asp/index.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário